Geral

Zeca propõe a Lula punição a pecuarista que não vacinar

Por João Prestes / Campo Grande News  em 19 de outubro de 2005 - 16:00

O governador Zeca do PT cancelou a agenda de visitas que faria amanhã ao interior do Estado, para inaugurar obras, e se reúne com o presidente Luis Inácio Lula da Silva em Brasília, às 11 horas, para expor as ações desenvolvidas no sentido de conter o foco de febre aftosa no Estado e as providências para reduzir seus impactos econômicos e sociais. Entre as medidas que o governador deve citar ao presidente está a criação de um fundo emergencial com recursos de R$ 500 mil do FIS (Fundo de Investimento Social).

Zeca do PT vai propor a Lula uma legislação para punir com rigor – no âmbito fiscal – os produtores que deixarem de vacinar seus rebanhos. Vai também pedir que o presidente reforce com recursos federais o fundo emergencial, que se empenhe no sentido de reduzir as medidas restritivas à carne bovina sul-mato-grossense, derivados e leite, que autorize a participação efetiva das Forças Armadas no controle do trânsito de rebanhos nas fronteiras com Paraguai e Bolívia e inclusão do debate sobre o controle da aftosa como pauta permanente do Mercosul.

Na agenda de Zeca do PT para a quinta-feira estava previsto visitas à Três Lagoas e Paranaíba. Uma nova data deverá ser agendada para a entrega de obras naquela cidade.