Geral

Vila Velha (ES) já tem 350 desabrigados pelas chuvas

Por Alex Rodrigues, ABr  em 30 de novembro de 2008 - 06:57

Brasília - As chuvas que desde o começo do mês atingem o município de Vila Velha (ES), já obrigaram cerca de 350 pessoas a deixar suas casas. Na última terça-feira (25), a prefeitura de Vila Velha (ES) decretou estado de emergência por 30 dias e a Coordenadoria de Defesa Civil do município já recebeu do Serviço Nacional de Meteorologia informações de que deverá continuar chovendo até pelo menos a próxima quarta-feira (3).

Segundo o técnico da Defesa Civil Municipal, Volmar Cândido, o nível do rio Jucu continua alto, o que obrigou o fechamento das comportas do sistema que leva a água da chuva acumulada em piscinões até o rio. Com isso, a água que transbordou dos piscinões – ou valões, como são chamados em Vila Velha – alagaram pelo menos oito bairros. Em alguns desses, garante Cândido, foi necessário retirar quase todos os moradores, levando-os para escolas e ginásios.

De acordo com o técnico, os maiores alagamentos ocorreram nos bairros Vila Guaranhus, Nova Guaranhuns, Nova Itaparica, Pontal das Garças e Darly Santos. Ele também citou outros dois bairros onde ocorreram, mas, sem gravidade: Ilha dos Bentos e em parte do Santa Mônica Popular.

Não houve, até o momento, registros de mortos ou feridos. Mesmo assim, garante Cândido, as circunstâncias exigem atenção da Defesa Civil. Diversas áreas estão em situação de risco iminente de deslizamentos de terra. Há o risco de que encostas de morros e muros desmoronem e atinjam casas. “Algumas casas já foram destruídas por deslizamentos. Felizmente já havíamos retirado as pessoas desses locais”, disse Cândido à Agência Brasil.

Os bairros que, no momento, estão sob maior atenção são o Alvorada, Alecrim, Paul, Vila Garrido, Morro de Jaburuna, Vila Batista, Planalto, Rio Marinho e Cobi de Cima.