Geral

Vereadores de Chapadão do Céu pedem apoio para anexação

Por Humberto Marques/Campo Grande News  em 30 de julho de 2007 - 20:12

Um grupo de vereadores do município de Chapadão do Céu/GO se encontrou no último sábado (28 de julho) com o governador André Puccinelli (PMDB), durante passagem do chefe do Executivo sul-mato-grossense por Costa Rica. Durante a reunião, os parlamentares do município goiano entregaram cópia de ofício que pede o apoio de Puccinelli à proposta de anexação daquele município a Mato Grosso do Sul.

Segundo o site O Correio News, o presidente da Casa de Leis céu-chapadense, José Wilson Arcângelo (PR) – um dos autores da proposta, ao lado de Cleonésio Vendruscolo (PSDB) – apresentou pessoalmente a Puccinelli o pedido de apoio. O governador sul-mato-grossense afirmou que a questão é “difícil e talvez até histórica”, garantindo apoiar a reivindicação da comunidade dentro do que estiver previsto nas leis brasileiras.

Agora, os vereadores aguardam um posicionamento do governador Alcides Rodrigues (PP) sobre reivindicações para o município. Caso não sejam tomadas providências, um plebiscito será realizado junto a população sobre o desmembramento de Goiás e posterior anexação a Mato Grosso do Sul.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Vereadores de Chapadão do Céu em 18 de junho, como uma resposta à falta de contrapartidas por parte de Goiás ao município – um dos principais celeiros agrícolas do Estado vizinho. A população local reclama de obras de infra-estrutura, como a ligação asfáltica com a capital (Goiânia/GO) e a distância de sedes administrativas, como a Comarca de Jataí (a 180 km). O projeto já encontra resistência na Assembléia Legislativa de Goiás.