Geral

Vacinação no Brasil precisa aumentar 11 vezes para conter covid em 1 ano

Caso a vacina chegue a 2 milhões de pessoas a cada dia, cerca de 191.110 vidas seriam salvas em um ano

Por Verde Vale  em 22 de fevereiro de 2021 - 14:00

Vacinação no Brasil precisa aumentar 11 vezes para conter covid em 1 ano

De acordo com um estudo publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), para o Brasil conter a pandemia em até um ano, a vacinação no país precisará chegar a 2 milhões de pessoas por dia.

Com média de 185 mil imunizações diariamente —considerando as doses aplicadas entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro—, o país precisaria aumentar 10,7 vezes a quantidade de pessoas vacinadas por dia para imunizar pelo menos 70% da população em doze meses.

Como alguns municípios estão freando a vacinação por falta de doses e o Ministério da Saúde (MS) deverá ter apenas 5,6 milhões das 11,3 milhões de doses esperadas para fevereiro, essa meta pode demorar a chegar.

Quando a meta for atingida, os casos ativos devem variar de 8 mil —com uma vacina 50% eficaz— a 201 com uma 90% eficiente.

Segundo o estudo, nesse ritmo, a pandemia estaria controlada após um ano da vacinação, independentemente da eficácia. Com uma taxa de vacinação de 100 mil pessoas diariamente, o número de casos ativos ainda seria alto (85.135 casos) e a pandemia poderia manter-se por mais de dois anos.

Contudo, caso a vacina chegue a 2 milhões de pessoas todo dia, cerca de 191.110 vidas seriam salvas em um ano com uma vacina 50% eficaz. “Temos que conseguir vacinar cerca de 100 milhões de brasileiros até maio ou início de junho, para salvar essas vidas”, afirma Rodrigo Weber, um dos autores do documento.