Geral

US$ 5,2 bi foram enviados ao Brasil, por brasileiros

Por Daisy Nascimento/ABr  em 31 de maio de 2004 - 13:42

As remessas de dinheiro procedentes do exterior pelos brasileiros que emigraram e trabalham fora do Brasil integram o tema da primeira conferência nacional sobre o assunto, que reúne nesta capital representantes do governo, de instituições multilaterais, financeiras privadas nacionais e estrangeiras, organizações não-governamentais e de fundações.

O encontro “As remessas como Instrumento de Desenvolvimento” é promovido pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas ( Ebape/FGV), em parceria com o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com pesquisas do BID, apresentadas durante reunião anual do Banco, em março, no ano passado os brasileiros enviaram U$ 5,2 bilhões para o Brasil. O encontro vai avaliar o impacto dessas remessas como instrumento de desenvolvimento econômico e a importância para o equilíbrio das contas externas brasileiras. Serão discutidas formas de reduzir os custos das remessas de dinheiro para o país.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deve participar do encontro.