Geral

UEMS oferece oficinas gratuitas a pesquisadores

em 04 de agosto de 2009 - 11:10

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul oferece, durante o 7º Seminário de Extensão e 7º Encontro de Iniciação Científica, oficinas que buscam auxiliar pesquisadores e extensionistas no desenvolvimento e divulgação de seus projetos. A novidade, este ano, é uma oficina idealizada pela assessoria de imprensa da UEMS que objetiva levar à sociedade as pesquisas produzidas nas universidades.

A oficina, ofertada pela primeira vez nestes eventos, acontece no dia 27/08, das 14h às 16h. Intitulada “Do laboratório para a imprensa: o papel do pesquisador como fonte de informação para o jornalismo científico”, pretende facilitar a divulgação científica e fazer com que os pesquisadores ofereçam um melhor atendimento à imprensa regional e nacional.

De acordo com a assessora de imprensa da Instituição e ministrante da oficina, Maria Alice Campagnoli Otre, "os pesquisadores precisam estar sensibilizados para devolver à comunidade suas descobertas e isso só acontecerá se eles entenderem a importância da imprensa neste contexto". Ela destaca ainda que, "desde a abordagem da temática até a linguagem com que as pesquisas devem ser apresentadas aos jornalistas, tudo precisa ser pensado objetivando informar a sociedade e não a promoção do pesquisador, e é sobre isso que a oficina tratará".

Seguindo a programação, no mesmo dia e horário, será realizada a oficina “Funcionamento de Incubadoras de tecnologias sociais no âmbito da economia solidária”, que pretende informar os interessados sobre o funcionamento da incubadora dentro das universidades.

Ainda no dia 27/08, das 16h às 18h, haverá a “Oficina SIGProj, Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Extensão”, que objetiva capacitar os docentes, discentes e técnicos administrativos da UEMS, de forma que possam auxiliar no cadastro de propostas de projetos de extensão no SIGProj.

Para se inscrever no evento, os interessados devem acessar o site www.uems.br/proec/semex-enic, de 28/07/09 a 20/08/09. No credenciamento, deverá ser entregue 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). As oficinas são gratuitas e têm vagas limitadas - 30 vagas cada. Para se inscrever, é preciso que os interessados acessem o site http://www.uems.br/proec/semex-enic/formulario_oficina.php.

Já as inscrições dos trabalhos de bolsistas de Extensão e Pesquisa deverão ser realizadas, de 28/07/09 a 20/08/09, no endereço eletrônico: http://periodicos.uems.br. Poderão inscrever trabalhos docentes, técnicos administrativos e discentes da UEMS ou de outras universidades da região Centro-Oeste que estejam vinculados a ações de extensão e projetos de Pesquisa (em andamento ou concluídas).




Assessoria de Comunicação Social - UEMS