Geral

TSE pode cancelar quase dois milhões de títulos

em 23 de fevereiro de 2007 - 14:13

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou agora há pouco que 1,89 milhão de títulos eleitorais poderão ser cancelados caso seus portadores não regularizem sua situação nos cartórios eleitorais.

Trata-se dos títulos de eleitores que não votaram nem justificaram ausência nos últimos três turnos das eleições. Na próxima segunda-feira (26), os cartórios eleitorais já terão as relações dos nomes e respectivas inscrições dos eleitores faltosos. A data limite para os 1.896.813 eleitores regularizarem sua situação é o dia 26 de abril.

Para efeito do cancelamento, são consideradas as ausências ao referendo do desarmamento, realizado em outubro de 2005, e aos dois turnos das eleições gerais de 2006 – o TSE considera cada turno uma eleição. Os cidadãos listados podem corrigir a irregularidade de três formas: comprovar o exercício do voto, pagar multa correspondente à infração (entre R$ 1,06 e R$ 3,51) ou justificar a ausência. Se isso não for feito, o eleitor terá sua inscrição cancelada automaticamente.



Midiamax News