Geral

Troca de moeda de R$ 1 termina hoje

Por Agência Brasil  em 22 de março de 2004 - 09:48

O prazo para a troca das moedas de R$ 1 em aço inoxidável pelas bimetálicas de borda dourada termina hoje em toda a rede bancária. A partir de amanhã, a troca só poderá ser feita em 146 agências do Banco do Brasil, nas capitais e principais cidades do interior, até 23 de setembro.

As 214,7 milhões de moedas em aço inoxidável em circulação estão sendo recolhidas desde setembro do ano passado.

É a primeira vez que o Brasil faz esse tipo de troca de moedas, com o objetivo de aprimorar o meio circulante, facilitar a identificação e aumentar a segurança do dinheiro. As moedas retiradas de circulação são descaracterizadas e vendidas como sucata para a indústria siderúrgica.

De acordo com o BC, 163 milhões de moedas bimetálicas circulam no mercado. A Casa da Moeda tem mais 61,7 milhões delas em estoque. "São moedas de melhor qualidade e que oferecem maior segurança contra falsificação, uma vez que a cunhagem em ligas diferentes exige um tratamento técnico que os falsários não conseguem imitar", explicou João Antonio Fleury Teixeira, diretor de Administração do BC.

Locais de troca de moedas

A troca poderá ser feita somente no Banco Central ou em agências autorizadas do Banco do Brasil (clique aqui para ver as agências autorizadas ).

Com informações do repórter Stênio Ribeiro