Geral

Tribunal de Contas quer se "popularizar”, diz Ancelmo

Por Graciliano Rocha / Campo Grande News  em 28 de março de 2005 - 15:37

Ao completar hoje 25 anos de atuação, o TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) pretende aprofundar o processo de aproximação entre a corte fiscal e a sociedade. “Desde nossa primeira administração procuramos levar o TCE ao conhecimento da sociedade e isso é importante porque muita gente ainda não sabe qual a finalidade”, disse o presidente do tribunal, José Ancelmo dos Santos, em entrevista ao programa Noticidade, levado ao ar pela FM Cidade.
“O tribunal não pode mover ação judicial ou criminal contra o responsável pelo dinheiro público. Nossa função é apurar e encaminhar as conclusões para o Ministério Público”.
Além da transparência, o presidente da corte também defendeu a criação de mecanismos de qualificação do serviço prestado pelo tribunal. Um deles, que deve virar uma proposta a ser encaminhada para a Assembléia Legislativa, é a criação de uma escola superior do TCE.
“O serviço público, de um modo geral, precisa passar por reciclagem, a revolução tecnológica esta aí, tem que se adequar a nova realidade”, ponderou.