Geral

Suspensa operação padrão da Policía Federal

Por Benedito Mendonça / ABr  em 17 de março de 2004 - 14:07

O comando nacional de greve dos policiais federais anunciou hoje a suspensão da operação-padrão programada para começar de manhã em todo o país. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sinpol), Fernando Honorato, o objetivo de conscientizar a população de que a paralisação deve-se ao descumprimento, por parte do governo, da Lei 9.266 foi alcançado. Com isso, a expectativa dos policiais é de que as filas nos aeroportos comecem a diminuir.

Em entrevista coletiva, Honorato disse que a greve continua até o governo cumprir o que determina a lei, equiparando os salários de nível médio de agentes, escrivães e papiloscopistas aos de delegados e peritos, categorias de nível superior.

Para o presidente do Sinpol, a partir de agora a população começa a cobrar, por meio de seus parlamentares e da mídia, um posicionamento do presidente da República. Segundo ele, pesquisa divulgada em um jornal de grande circulação aponta que 50% da população já estão conscientes do que o que a Polícia Federal quer é o cumprimento da lei e não aumento salarial. Ele garantiu que permanecem em suas funções os 30% do efetivo, conforme determina a Lei de Greve. De acordo com Honorato, se o governo diz que não tem verba suficiente para pagar de uma vez, ele pode propor alternativas, sendo que uma delas é escalonar esse pagamento em porcentagens mensais.

O comando da greve não descarta a possibilidade de que a operação-padrão, que tanto transtorno causa aos passageiros nos aeroportos, possa ser retomada a qualquer momento, caso a liderança do movimento sinta que as informações sobre os reais motivos da greve estejam sendo manipuladas ao serem apresentadas à sociedade.

Ainda sobre o fim da operação-padrão, Honorato explicou que o trabalho que os policiais federais estão fazendo é o que deveria estar sendo feito durante todo o ano. “O que acontece é que nunca se tem verba e pessoal suficientes para fazer esse trabalho completo”, assegura, avaliando que quando a Polícia Federal começa a fazer como manda a lei, gera esses transtornos que, nesse caso, têm o objetivo de conscientizar a população.