Geral

Suspeita de aftosa é ‘piada de mau gosto’, diz ruralista

Por Graciliano Rocha/Campo Grande News  em 13 de dezembro de 2005 - 18:12

O presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Afonso Pinheiro Filho, reagiu com indignação à notícia de suspeita de um foco de aftosa do lado paraguaio da fronteira. “É uma brincadeira de mau gosto de algum irresponsável”, disse Pinheiro em telefonema ao Campo Grande News.

O município, localizado a 310 km de Campo Grande, tem 500 mil cabeças de gado e está na fronteira com a paraguaia Bella Vista. De acordo com o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, informações sobre os focos no Paraguai se tornaram mais freqüentes nos últimos 15 dias. Segundo ele, proprietários que têm fazendas dos dois lados da fronteira estão dentre os que denunciam a doença em território paraguaio.

O secretário estadual de Produção, Dagoberto Nogueira, disse que foram os sindicatos rurais da região de Bela Vista que denunciaram a existência de focos no Paraguai – informação veementemente desmentida por Pinheiro. “Parece coisa de retardado mental, é uma fofoca”, disse ele, alfinetando: “Sanidade animal é coisa muito séria; a Iagro [agência de vigilância sanitária animal de MS] deveria deixar de ser um órgão apenas arrecadador para ser também fiscalizador”.