Geral

SP: homem de 40 anos descobre troca quando bebê

em 10 de março de 2007 - 12:09

O pedreiro Érico Ferreira, 40 anos, descobriu que foi trocado na maternidade onde nasceu, na cidade de Lins, interior de São Paulo, em 2 de junho de 1966. A troca, revelada por uma tia no ano passado, levou Érico, que hoje vive em Sorocaba, a se submeter a um exame de DNA. O resultado saiu no fim do ano passado e o deixou chocado. "Não sou filho daquela que sempre me tratou como mãe", disse.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Érico contou que, em alguns momentos, achou estranho o fato de seus quatro irmãos serem mais morenos. "Eles têm o cabelo preto e duro, diferente do meu, que é liso e claro. Também achava graça por ser o único da família com olhos verdes", disse.

Ele contou que ficou tão atordoado com a revelação da tia que nem pediu mais explicações. Quando chegou em casa, cobrou a mãe. "Ela disse que não tinha certeza, que tinha me levado para casa como se fosse seu filho, o que só aumentou a minha angústia". Conversando com os irmãos, soube que, quando ainda era bebê, seu suposto pai verdadeiro teria ido à sua casa para propor a destroca. "Ele teria oferecido dinheiro, que o meu pai (não biológico) recusou".

Sem recursos para fazer o exame do DNA, o pedreiro recorreu à Defensoria Pública de Sorocaba. Foi aberto um processo e em seis meses ele teve o resultado. "Perdi o chão, fiquei desesperado, mas minha família adotiva me apoiou". Decidido a encontrar sua verdadeira família, ele viajou para Lins e esteve no hospital onde nasceu. Descobriu que no mesmo dia em que nasceu cinco mulheres deram à luz. "Por coincidência, uma delas tem o nome da mãe que me criou". Ele não conseguiu localizá-la.

Na Santa Casa de Lins, funcionários disseram que não estavam sabendo da possível troca de bebês. Segundo um encarregado, os papéis referentes ao período já foram incinerados. A direção do hospital não quis se pronunciar.


Terra