Geral

Soja, celulose e carne bovina são os produtos de MS mais exportados até julho Soja segue como principal produto de desta

Soja segue como principal produto de destaque de MS

Por Midiamax  em 05 de agosto de 2022 - 18:00

Colheita da soja em MS. (Foto: Arquivo)

A balança comercial de Mato Grosso do Sul alcançou superávit de US$ 2.845 milhões entre janeiro e julho de 2022, tendo a soja em grão, a celulose e a carne bovina como os principais itens. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A soja em grão é o principal produto na pauta de exportações, representando 37,52% do total exportado em termos do valor. O segundo produto é a celulose, com 17,84% de participação. Em termos de valor, ambos exportaram em sete meses desse ano, o equivalente ao mesmo período do ano passado.

Já a carne bovina aumentou em quase 40% as exportações este ano na comparação com o ano passado. Seguido no ranking, estão os óleos e gorduras vegetais, a carne de aves e o milho em grão. O açúcar aparece em 7º e com queda de 55% nas exportações na comparação com o ano passado.

Mato Grosso do Sul também aumentou as importações, de gás natural em 41% e de produtos químicos inorgânicos em 219%. “Temos acompanhado a dinâmica do comércio exterior e há um forte crescimento das exportações e importações, que mostra o Estado integrado com a dinâmica internacional. A tendência é mesmo aumentar a importação de matéria-prima e faça o processamento, dando uma série de novas oportunidades”, afirma o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).