Geral

Sobe para 520 o número de mortos por tsunami

em 19 de julho de 2006 - 14:55

Subiu para 520 o número de mortos pelo tsunami que atingiu a ilha de Java, na Indonésia, na última segunda-feira. À medida que equipes de resgate continuam encontrando corpos nos escombros deixados pela onda gigante, crescem as pressões para que as autoridades expliquem a falta de alertas antes da tragédia. Membros do governo indonésio disseram ter sido prevenidos de que um tsunami poderia atingir a ilha de Java, mas afirmaram que não tiveram tempo suficiente para passar a mensagem às comunidades na costa do país.

O tsunami foi causado por um terremoto no leito marinho, que registrou 7,7 graus na escala Richter e gerou uma onda de dois metros de altura. Apesar de esforços empreendidos desde o tsunami de 2004, ainda não há sirenes ou alarmes em toda a extensão da ilha.

Precariedade

“Nosso sistema ainda não está funcionando propriamente. Ainda estamos desenvolvendo uma rede de comunicação especificamente para essas regiões”, disse um membro do governo, Fauzi. Atualmente o sistema funciona em Aceh, área atingida pelo tsunami de 2004, que deixou 130 mil mortos. Mas Java teria de esperar, no mínimo, até o ano que vem, segundo o vice-presidente, Jusuf Kalla.

Peter Cameron, porta-voz da Cruz Vermelha na capital, Jacarta, disse à BBC que as autoridades receberam o alerta apenas 20 minutos antes da tragédia. “Até que eles recebessem a mensagem e pudessem disseminá-la, o tsunami já havia atingido a costa”, afirmou.

Deslocamentos

Mais de 50 mil pessoas foram deslocadas desde segunda-feira. Em meio a rumores de um novo tsunami, muitas se mudaram para as montanhas ou para as áreas mais altas da ilha. “Estou muito assustada para descer”, declarou uma senhora à agência France Presse. Os sobreviventes afirmam que o desastre reavivou as memórias o tsunami de 2004. “Quando escutei a palavra ‘tsunami’, as imagens de Aceh se acenderam na minha cabeça. Como todo mundo, corri e tentei me distanciar do mar o mais rápido possível”, contou o produtor de cocos Sudarmin.

A Indonésia está localizada no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma área de constante atividade sísmica. No dia 27 de maio, um terremoto de 6,3 graus atingiu as proximidades da cidade de Yogyakarta, em Java, matando mais de 5,8 mil pessoas.



BBC Brasil