Geral

Severino diz a Lula que MP 232 não passa

em 18 de fevereiro de 2005 - 09:10

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, teve nesta quinta-feira o seu primeiro encontro oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Depois de uma hora de conversa, Severino disse que a Medida Provisória 232/04, do jeito que está, não será aprovada. Ele reafirmou, entretanto, que a decisão será do Plenário.
"Como está, a MP não vai ser aprovada. Fiz essas ponderações ao presidente Lula, que é um homem aberto e que não tem idéia fixa. Quem tem idéia fixa é doido e doido não pode chegar a lugar nenhum", afirmou.
Severino informou que vai se reunir com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para discutir a MP, e depois vai ter novo encontro com empresários, provavelmente na próxima quarta-feira. Hoje, antes de ir ao Planalto, ele recebeu um grupo de empresários contrários ao aumento de impostos para as empresas do setor de serviços previsto na MP. "Não dá para ficar o Governo de um lado e os empresários do outro, sem chegar a um acordo", disse o deputado.

Aumento de salário
Questionado se havia discutido com Lula sua promessa de equiparar os salários dos deputados aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Severino afirmou: "O Poder Executivo não tem nada a ver com esse assunto".
Já sobre o tom da conversa, o presidente da Câmara repetiu que não tem nenhuma diferença com o presidente Lula: "O Lula quer o bem do Brasil, como eu também quero". Severino lembrou que os dois têm a mesma origem, ou seja, são pernambucanos. Disse também que a perenização do Rio São Francisco vai ser uma realidade.

Reportagem - Mauro Ceccherini e Alfredo Lopes
Edição - Wilson Silveira