Geral

Senac lança cursos de pós-graduação a distância

Por Dourados News  em 02 de novembro de 2004 - 07:59

O Senac Nacional abre nesta quarta-feira (03) as inscrições para seus primeiros cursos de pós-graduação latu sensu a distância. Atuante no ensino não presencial desde 1947, quando foi criado, o Senac vai oferecer, além dos 45 cursos técnicos em diversas áreas, duas disciplinas de complementação universitária: especialização em EAD (Educação a Distância) e educação ambiental, ambos credenciados pelo MEC (Ministério da Educação).

O curso especialização em EAD é destinado a educadores (profissionais com graduação em licenciatura) e tem por objetivo dotá-los de informações sobre as técnicas da modalidade. A intenção é preparar um professor para atuar como tutor, por exemplo, entender as características da EAD.

Já a pós em educação ambiental é aberta a profissionais com diploma universitário de todas as áreas, e que estejam interessados em obter mais conhecimento no tema. O curso é desenvolvido a partir de quatro diretrizes: sociedade, natureza e desenvolvimento; princípios de Ecologia e conservação da natureza; meio ambiente, desenvolvimento e cidadania e educação para a sustentabilidade.

As inscrições para os cursos de pós-graduação devem ser feitas no site www.pos-ead.senac.br. A matrícula custa R$ 50 e a mensalidade será de R$ 240 (12 parcelas). As aulas estão previstas para começar em março de 2005, com duração de um ano (360 horas-aula). Em todo o Brasil, são oferecidas 600 vagas para cada curso.

A inscrição no site funciona como uma reserva de vagas: à medida que as turmas se formam, o aluno é chamado para efetivar a matrícula no Senac mais próximo de onde vive ou pelos Correios. O interessado vai receber um e-mail solicitando a entrega de determinados documentos, acompanhados de uma carta de intenções explicando o motivo de querer freqüentar o curso.

"O Senac analisará essa documentação e, estando tudo certo, enviará outro e-mail para o futuro aluno, informando sobre a taxa de inscrição, que pode ser paga no próprio site. Não há provas para ingressar nos cursos, porque o processo seletivo compreende a análise de diplomas, histórico escolar e currículos, entre outros documentos, e a carta de intenções", explica Carla Zacconi, assessora do Senac.

A rede de educação a distância do Senac está presente em 30 cidades de 16 Estados.

Uma das vantagens do ensino a distância é justamente permitir o acesso à educação a pessoas distantes de centros urbanos e grande cidades. Assim, um aluno do interior do Pará, por exemplo, pode estudar em casa e viajar até a regional do Senac mais próxima de sua casa --no caso, Tocantins ou Amapá-- para participar apenas das situações presenciais. Antes, este mesmo aluno percorreria quilômetros, semanalmente, para freqüentar um curso de pós-graduação tradicional.

Pela grade curricular, os dois cursos de especialização do Senac possuem apenas três momentos presenciais. O primeiro é a aula inaugural, o segundo é uma avaliação final (há outras online) e, o último, é a defesa da tese/monografia.

No geral, todo o conteúdo é aprendido e discutido por variados métodos de ensino. Pelas apostilas impressas, CD-Room, vídeos e CDs-áudio, os alunos se aprofundam nos temas da semana. Depois, pela internet, participam dos fóruns de discussão com os colegas (máximo de 30 alunos por turma), professores e tutores, da correção de exercícios e atividades e tiram dúvidas --também podem ser enviadas ao Senac por telefone, e-mail e fax.



Folha Online