Geral

Secretários firmam pacto para melhorar a saúde em MS

Por Malu Prado / Campo Grande News  em 07 de abril de 2005 - 12:42

O Governo do Estado e Prefeituras iniciam nos próximos meses cronograma de reuniões em que será firmado um pacto para melhorar o atendimento em saúde em Mato Grosso do Sul.
O secretário de Estado de Saúde, Matias Gonsales, afirmou que estudos estão sendo feitos para dividir responsabilidades entre a administração estadual e os municípios. Segundo ele, o Estado foi dividido em três regiões, sendo elas Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, além de 11 micro-regiões. As regiões ficarão responsáveis pelo atendimento de média e alta complexidade e as micro-regiões pela atenção básica.
Essa é uma orientação do Ministério da Saúde, como forma de descentralizar o atendimento. Conforme Gonsales, o levantamento vai mostrar a situação financeira e com quanto cada município poderá contribuir. “Os recursos do SUS não são suficientes, por isso o Estado terá que entrar com o que falta”, justificou.
O cronograma das reuniões deve ser definido até a próxima semana, segundo o secretário.
Para o secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, que esteve reunido nesta manhã com Gonsales, o pacto dará conforto para enfrentar o desafio da saúde na Capital. Na avaliação de Mandetta, os desafio são conseguir mais remédios, mais profissionais e aumentar o número de vagas nos hospitais. Além disso, vai reduzir o número de pacientes que se deslocam para atendimento em Campo Grande.