Geral

Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor em MS

Por Contexto Assessoria  em 16 de setembro de 2005 - 13:52

O Sebrae no Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) lançam na próxima sexta-feira, 23 de setembro, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento acontece às 19 horas, no auditório do Sebrae.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Laurindo Petelinkar, o objetivo do prêmio é destacar iniciativas das administrações municipais que criam condições favoráveis ao surgimento de novos empreendimentos, ou sobrevivência daqueles já existentes. O diretor explica que o Prêmio Prefeito Empreendedor é concedido pelo Sebrae Nacional a prefeitos com ações de destaque no apoio às micro e pequenas empresas.

No Estado, as inscrições podem ser feitas no Sebrae no período de 24 de setembro, a 14 de outubro. A disputa acontece em nível Estadual, regional e Nacional. A premiação estadual está prevista para acontecer dia 6 de fevereiro de 2006. Já os prêmios regionais e nacionais estão programados para abril do próximo ano. Os vencedores recebem troféus, selos de prefeitura empreendedora e viagens para conhecer experiências empreendedoras de desenvolvimento local no Brasil ou no exterior.

A edição desse ano apresenta algumas novidades, além dos cinco prêmios para os vencedores regionais, um de cada região, serão concedidos mais cinco prêmios: um para o destaque 'grandes cidades' e quatro para os
destaques temáticos. Esse último será concedido pelo Sebrae Nacional em reconhecimento a ações de desburocratização, planejamento, estruturação e governança local para o desenvolvimento, promoção do turismo de excelência, e utilização de royalties e compensações financeiras na promoção do desenvolvimento local.

A premiação para o destaque 'grandes cidades' será concedida para municípios com população acima de 200 mil habitantes. As premiações estaduais são mantidas, com os classificados em primeiro lugar concorrendo às premiações regionais. A expectativa para este ano é contar com 40 inscrições no Estado e 1000 em todo o Brasil. As mudanças na premiação têm o objetivo de incentivar maior participação das prefeituras.

As experiências ganhadoras vão fazer parte de um banco de informações para troca de experiências e, dessa forma, qualquer iniciativa inovadora ampliada. Nas últimas eleições, 37% dos prefeitos que tiveram suas
ações reconhecidas e divulgadas, foram reeleitos ou conseguiram eleger o seu sucessor.