Geral

Saúde vai distribuir 300 mil camisinhas no carnaval

Por Agência Popular  em 02 de fevereiro de 2005 - 14:34

A Secretaria de Estado de Saúde está se mobilizando para a operação carnaval 2005. Nesse período há um aumento do risco de se contrair o vírus HIV e outras DSTs. Para contribuir com a diminuição desses riscos, a Coordenadoria de Epidemiologia e Promoção à Saúde, através da Coordenação Estadual de DST/Aids irá atuar intensamente na prevenção das DST/HIV/Aids, junto às secretarias municipais de Saúde da Capital e dos municípios onde há maior fluxo turístico.

Serão 14 técnicos da SES desenvolvendo atividades nas festas carnavalescas dos municípios de: Bonito, Campo Grande, Corumbá, Fátima do Sul, Jardim, Paranaíba e Rio Verde. Os técnicos terão objetivos específicos de incentivar os foliões para o uso do preservativo, sensibilizá-los quanto ao risco de se contrair o HIV e outras DST e fortalecer as ações de prevenção das DST/HIV/Aids nos municípios do Estado.

Uma das principais estratégias para a operação de carnaval é a disponibilização de preservativos e materiais específicos de informações sobre prevenção das DST/HIV/Aids. Serão distribuídas: 1.500 camisetas, 500.000 folhetos educativos, 300.000 camisinhas, 1.500 calendários de bolso e 1.000 cartazes.

A operação tem como meta garantir a disponibilização de preservativo durante o carnaval e garantir informações sobre sexo seguro por meio folhetos, outdoors,propaganda em rádio e chamadas veiculadas pelos sistemas de som dos próprios eventos. Assim sendo, a Coordenação Estadual de DST/Aids reafirma sua meta de fortalecimento dos municípios na promoção de ações de saúde e redução do impacto da epidemia da Aids no Estado.

Renata Sessa - SES