Geral

São Paulo espera analisar mais de 100 mil processos

Por Elaine Patricia Cruz , ABr  em 30 de novembro de 2008 - 15:32

São Paulo - Mais de 100 mil processos devem ser levados a audiências de concliação em todo o estado de São Paulo durante a 3ª Semana Nacional de Conciliação, a partir de amanhã (01), em todo o Brasil. Em São Paulo, uma cerimônia no Estádio do Pacaembu, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, marcará o início dos trabalhos a partir do meio-dia.

A Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo CNJ e tem o objetivo, segundo o órgão, de “estimular a prática de acordos, por meio da transação assistida entre as partes, tanto na fase processual como no estágio pré-processual do litígio para desafogar o Poder Judiciário”.

O evento já é realizado há três anos, mas esta será a primeira vez que o mutirão fará audiência envolvendo ações da Previdência Social, tais como benefício assistencial (Loas), auxílio-doença e aposentadorias. Segundo o CNJ, no ano passado foram realizadas 227.564 mil audiências em todo o Brasil, o que resultou em 96.492 acordos.

Em São Paulo, o Tribunal de Justiça (TJ-SP) estima que serão realizadas 21 mil audiências de conciliação, enquanto que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF) espera buscar conciliação em 20 mil processos. Além disso, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT) estima a realização de audiências de conciliação de 60 mil processos.

Os cinco dias do mutirão de audiências, em São Paulo, serão realizados no Estádio do Pacaembu, das 10 às 17 horas.