Geral

Santos defende a liderança do Campeonato Paulista

Por Rodrigo Martins/Santos  em 04 de fevereiro de 2007 - 09:51

Líder isolado do Campeonato Paulista e única equipe com 100 % de aproveitamento na competição, o Santos Futebol Clube encara o seu primeiro clássico na atual temporada. Os santistas, atuais campeões estaduais, enfrentam neste domingo (04), o Palmeiras, a partir das 18h10, no Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP), em compromisso válido pela sexta rodada do torneio.

Vindo de uma seqüência de cinco vitórias no Paulistão e de um importante triunfo fora de casa, diante do Blooming (1 a 0), pela Taça Toyota Libertadores da América, o Peixe quer manter o bom momento, para continuar caminhando rumo à conquista de uma das vagas para as semifinais do Estadual.

O técnico Vanderlei Luxemburgo, que já dirigiu o rival santista deste domingo por três vezes, ainda não definiu a equipe que deve ir a campo para este duelo. A única modificação certa fica por conta da lateral-direita, já que Pedro, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Guaratinguetá, cumpre suspensão automática. Em seu lugar, Neto, que voltou à Vila Belmiro após ter sido emprestado ao Fluminense, no final do último Brasileirão, terá a chance de começar como titular. O volante Maldonado, que saiu da última partida com uma lesão na coxa esquerda, foi liberado pelo Departamento Médico e está entre os relacionados para o confronto.

O meia Pedrinho, que defendeu o Palmeiras entre 2001 e 2005, sabe muito bem das dificuldades que os santistas devem ter jogando um dos mais tradicionais clássicos paulistas fora de casa e espera contribuir com o grupo. "É a primeira vez que vou enfrentar o Palmeiras e quero honrar a camisa que estou vestindo, com honestidade e respeito. É um jogo muito importante e sendo contra meu ex-clube se torna algo especial. Mas sabemos que quando o adversário se impõe, a torcida (do Palmeiras) fica impaciente e temos de saber tirar proveito disso", recomendou.

O atacante Marcos Aurélio também vive a expectativa deste clássico e, de quem sabe, fazer a sua primeira partida como titular no Peixe. "Todo mundo quer jogar e eu não sou diferente. Ainda mais em um clássico como esse. Mas isso cabe ao professor Vanderlei (Luxemburgo) decidir. Eu me sinto pronto e se ele optar por mim, espero ajudar os meus companheiros a sair de campo com mais um grande resultado", disse.

Enquanto isso, o Palmeiras, que vem de um empate em casa com o Grêmio Barueri (1 a 1) e de uma derrota fora de casa para a Ponte Preta (2 a 1), tenta a sua reabilitação no campeonato e para isso conta com o apoio de seu torcedor para conseguir o seu objetivo. Além disso, o técnico palmeirense Caio Júnior conta com o retorno de Paulo Baier na ala-direita e com as prováveis estréias do lateral-esquerdo Leandro e do meio-campista Martinez, que trabalharam com Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro, em 2003.

Palmeiras x Santos FC
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Anderson José de Moraes Coelho
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: Domingo (03)
Horário: 18h10
Palmeiras
Marcos; Dininho, Pierre e Edmílson; Paulo Baier, Francis, Wendel (Martinez), Edmundo e Michael (Leandro); Osmar e Cristiano. Técnico: Caio Júnior
Santos FC
Fábio Costa; Neto, Adaílton (Domingos), Antônio Carlos (Ávalos) e Kléber; Maldonado, Rodrigo Souto, Cléber Santana (Pedrinho) e Zé Roberto (Rodrigo Tabata); Marcos Aurélio (Rodrigo Tiuí) e Fabiano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo