Geral

Sancionada lei que regulariza situação de estrangeiros

Por Carolina Pimentel , Agência Brasil  em 02 de julho de 2009 - 19:09

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (2) classificou de rígidas as políticas migratórias dos países ricos ao sancionar a lei que regulariza a situação de estrangeiros que ingressaram no país até fevereiro deste ano. A lei foi assinada em cerimônia, no Ministério da Justiça.

Trajando uma jaqueta preta com cores vibrantes, classificada por ele próprio como um "colete meio boliviano meio paraguaio", o presidente disse que vai apresentar o texto da lei na reunião do G8, na Itália, na próxima semana. “Quero levar uma resenha do que estamos fazendo aqui aos presidentes dos países mais importantes do mundo para mostrar a posição tomada pelo Brasil, mostrando nossa contrariedade com a política adotada pelos países ricos.”

“Queremos apenas que vocês tratem os brasileiros no exterior como tratamos os brasileiros aqui no Brasil, como irmãos. Não só somos um povo misturado, como gostamos de ser um povo misturado”, afirmou, num recado a países que discriminam estrangeiros.

Enquanto Lula discursava, servidores do ministério protestavam, do lado de fora, por gratificação salarial. As palavras de ordem dos manifestantes podiam ser ouvidas dentro do salão, onde o evento era realizado. O presidente, então, brincou com o ministro Tarso Genro sobre a situação. “Bota ordem na casa. Bota ordem na casa”.

Com a lei, imigrantes irregulares que entraram no Brasil até fevereiro deste ano poderão pedir residência provisória por dois anos. Noventa dias antes do prazo encerrar, a residência provisória pode se tornar permanente. O ministério prevê que 50 mil estrangeiros estejam nessa situação.

O presidente enviou também, ao Congresso Nacional, mensagem de projeto de lei que muda a legislação sobre o imigrante, de 1980.










Edição: Lana Cristina