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Salve Jorge: A invasão dos Signos (Final)
Com base na literatura da autora Glória Perez da novela [Signo] Salve Jorge, ela se coloca na posição do público alvo de seu produto e realiza sua obra, construída, refletida e refratada a partir do recorte de uma realidade: tráfico de pessoas.
A novela [Signo] Salve Jorge exerce uma espécie de fascínio (fetiche= feitiço) no imaginário popular dentro de seu universo de representações e na formação de opinião de uma parcela muito significativa da população.
Segundo alguns autores, isso ocorre porque ninguém quer ver na novela a vida exatamente como ela é: existe aí uma expectativa de sonho, de fantasia associada à imagem. Como código icônico, classificamos aquilo que é de percepção visual. Para Eco, o código icônico é uma forma detectada no vídeo, que pode ser entendida como denotadora de si mesma, ou seja, entendida pelo processo comum perceptivo, ou denotadora de outra forma, o que o receptor reconhece como elemento de sua realidade física e cultural.
Eco fala ainda que pode ocorrer ainda a recepção de uma mensagem desconhecida pelo receptor. Neste caso, o receptor perceberá a mensagem não com base no código figurativo, mas sim pelo código perceptivo comum. O receptor também pode entender a mensagem pelo contexto. (ECO, 2006 p. 375-6).
A mensagem na novela [Signo] Salve Jorge, enquanto composta de imagens, sons musicais ou ruídos, e emissões verbais. Para Eco o objetivo principal é saber “o que efetivamente o público recebe, seja do que lhe agrada como daqueles que rejeita”. (ECO, 2006 p.366).
A novela da TV Globo [Signo] Salve Jorge, exibida em horário nobre da televisão brasileira, tem a finalidade de chamar a atenção sobre a banalização do tráfico de pessoas em todos os seus aspectos: a nudez e o repertório cênico do sexo de prazer efêmero e sem compromisso: um mundo de mercadoria, reduzidos aos desejos e necessidades: poder, sexo e sedução. E o ritual evoca o mito, o rito e a comunicação, sobretudo as referências culturais, produzidas pelas linguagens, provocando o imaginário popular desejado: a "banalização do sexo, da família, da ética, da lógica, da estética e dos bons costumes"
É uma verdadeira orgia na busca de emoções, dentro e fora do casamento e os valores se reduzem a imagens que excitam. Nesse processo, o próprio indivíduo acaba por reduzir-se à imagem que tem de si mesmo – formando uma via de consumo visual.
Em entrevista, Glória Perez fala sobre a novela "Salve Jorge" :
http://oplanetatv.clickgratis.com.br/colunas/entrevistas/em-entrevista-gloria-perez-fala-sobre-a-novela-salve-jorge.html
[PortalOPlanetaTV] De onde surgiu a ideia central da trama e porque optou pelo título "Salve Jorge"?
“Gloria Perez - A ideia surgiu no momento em que assisti a retomada do complexo do Alemão. Emocionante ver o resgate daqueles brasileiros que durante 30, 40 anos estavam vivendo sob o domínio de criminosos. Imaginei uma história que pudesse surgir da convivência daqueles moradores com a cavalaria do exército que ocupou a região, dando início ao processo de pacificação.
O título surgiu da constatação do quanto essas pessoas foram guerreiras para conseguir sobreviver sob o domínio do tráfico e do quanto ainda terão de ser, para escrever essa página nova de sua história. Quando se fala em guerreiro se pensa no mito de São Jorge, que simboliza, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a força guerreira que trazemos em nós, e que muitas vezes só conhecemos quando o dragão se apresenta: diante dos obstáculos a vencer!”
[PortalOPlanetaTV] Suas novelas são marcadas por campanhas sociais. Desta vez será contra o tráfico de seres humanos. Como isto será abordado?
“Gloria Perez - Através da história central: uma jovem moradora do Alemão (Morena) aceita um emprego temporário no exterior certa de que assim resolveria seus problemas financeiros e acaba vítima do tráfico de pessoas. A novela é a luta de Morena para escapar e a de Théo para resgatá-la.”
Os pronomes não aguardam a ética para que se coloquem nos seus lugares. Estão sempre neles. A boemia dos verbos é que mutilam a boa ordem das frases. Há que lhes perdoar. Não se desgrudam da ideia de movimento. A novela [Salve Jorge] é o movimento em prol das vítimas de tráficos de pessoas: esse é o código.
(*) é professor universitário, jornalista e escritor