Geral

Relator divulga parecer sobre cassação de Jefferson

Por Agência Câmara  em 25 de agosto de 2005 - 10:16

O relator do processo de cassação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), entrega seu parecer daqui a pouco no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O parecer deve ser apresentado sem mostrar o voto do relator sobre o pedido de cassação, que só deve ser conhecido amanhã. Também amanhã devem ser iniciadas a discussão e a votação sobre o parecer de Jairo Carneiro. Se houver pedido de vista, no entanto, o processo será adiado por duas sessões do plenário da Câmara, ficando para a próxima semana.
A votação do parecer no conselho é nominal e o resultado obtido por maioria absoluta entre os 14 integrantes votantes. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), apenas desempata, em caso de necessidade.
Se o conselho aprovar o pedido de cassação, o processo seguirá para votação no plenário, que dará a última decisão. No plenário, a votação é secreta e exige maioria absoluta, ou seja, 257 votos. O prazo final para que o processo chegue ao plenário é o dia 6 de setembro.

Quebra de decoro
A cassação foi pedida pelo presidente do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto, por causa de denúncia feita por Jefferson à Folha de S.Paulo de um suposto esquema de pagamento pelo PT de "mesada" a deputados do Partido Liberal (PL) e do Partido Progressista (PP) em troca de apoio aos projetos do governo.
Costa Neto acusa Roberto Jefferson de falta de decoro parlamentar por ter feito denúncias sem provas.




Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Wilson Silveira