Geral

PT e PMDB rivalizam na preferência e rejeição do eleitor

Por Marta Ferreira/Campo Grande News  em 02 de junho de 2008 - 08:54

Campo Grande - A maior parte dos eleitores consultados na pesquisa de opinião feita no fim de maio pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda) em parceria com o Campo Grande News e a Rádio Capital FM sobre as eleições deste ano, 58,53% disseram não ter preferência por partidos políticos.

Entre os que disseram ter preferência, a rivalidade entre PMDB e PT, que já virou tradição nas eleições estaduais, se mostrou presente. As duas legendas lideram a preferência dos eleitores e também a rejeição.

Quando perguntados sobre qual partido político de preferência, os eleitores que disseram gostar de uma legenda específica citaram mais vezes o PMDB, com 49,68% e, na seqüência, o PT, com 36,50%. As outras legendas tiveram, todas, citações abaixo de 5%.

Em relação à rejeição, novamente os dois partidos aparecem no topo, com percentuais idênticos aos de aprovação. Do universo que respondeu à pergunta, 48,83% citou o PMDB como partido no qual nunca votariam e 36,55% declararam rejeição ao PT.

A pesquisa foi feita com 1,5 mil eleitores, entre os dias 21 e 27 de maio e está registrada sob o número 178/2008 na Justiça Eleitoral.