Geral

Projeto dobra produção de leite em áreas do interior

em 20 de maio de 2008 - 14:58

Aumentar a produtividade com diminuição dos custos. Essa é a proposta do Sebrae que foi aceita por pecuaristas de gado leiteiro de quatro municípios de Mato Grosso do Sul. Após quatro anos de implantação, 45 produtores de Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul e Guia Lopes da Laguna praticamente dobraram a produção. Os resultados foram apresentados ontem(19), no 11º Encontro Técnico do Leite, que contou com apoio da Seprotur, Agraer e Iagro.

“Nós oferecemos consultoria no campo, orientamos a formação de cooperativas para que o pecuarista deixe de ser tirador de leite para se tornar produtor de leite”, disse o técnico do Sebrae, Fabiano Machado, em entrevista ao Primeira Notícia da FM 104,7.

A previsão do programa era que a produtividade e a renda fossem 10% maior em 2007 do que em 2004. A expectativa, porém, foi amplamente superada. A média foi de 72% mais produtividade e 49% mais renda. Alguns pecuaristas como João Carlos, de Chapadão do Sul, conseguiram dobrar os números. “Melhorou muito; eu tirava 200 a 250 litros. Agora, a média é de 500 e a tendência é que - em dois anos - esteja tirando mil”, contou o pecuarista à equipe do radiojornal.



Portal do Governo de Mato Grosso do Sul