Geral

Professores continuam com a "Operação Tartaruga"; Hermezes conta

Por Hermezes Cortês  em 07 de março de 2013 - 21:12

Compareci a assembléia dos professores municipais no salão de festas do Simted, na noite de hoje. Foram feitas duas propostas pela administração municipal, representada pelas secretarias de Finanças e de Educação.

A primeira constituía em um aumento de 12.5% em relação à reposição salarial, sendo o salário reajustado pelo INPC do ano de 2011 e 2012.


A segunda,  incorporaria 10% da regência, que hoje é de 25%, acrescentando 12.5% e continuando a regência com 15%.

As propostas foram rejeitadas pelos professores que decidiram continuar com a "Operação Tartagura"

Ouvi a secretária de Finanças sobre a recusa dos professores. Ela disse o seguinte:


“Gostaria de deixar bem claro, esclarecido que nós viemos fazer a proposta e não teve jeito, não temos poder de decisão; a reunião continua marcada para segunda-feira, onde estarão la os representantes dos professores, como também o pessoal da prefeitura, o prefeito com certeza, porque foi ele quem marcou a reunião e estará la para recebê-los”.

Durante a apresentação das propostas vários professores se manifestaram contra. Uma das professoras disse o seguinte: "Devemos nos atentar pelo cumprimento dessa lei, pois ela é nacional, veja bem, hoje se fala em federalização da educação básica, isso esta sendo discutido no Senado. Então nós achamos que se deve estender toda essa discussão no sentido de, respeitar a data base, que estamos falando desde 2005. Então temos que fazer com que se cumpra esse piso nacional. Fala-se tanto em valorização do magistério, então que se use esse palanque para falar da educação, que se esmere em países desenvolvidos que realmente investem em educação, que valoriza o professor”.

A data base é primeiro de janeiro.

Ao final da assembléia ficou decidida a manutenção da Operação Tartaruga. Na segunda-feira os representantes dos professores devem se encontrar com o prefeito. Participaram da assembléia 47 professores dos 120 associados.

A matéria completa o leitor ouve amanhã no Rotativa no Ar.

 

Matéria de autoria do repórter Hermezes Cortês, da Rádio Patriarca.