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Procon terá cadastro de reclamações
O Procon de Mato Grosso do Sul fará parte do Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor (Sindec). Uma parceria entre o órgão e o Ministério da Justiça vai permitir a informatização de todo o sistema existente no Estado, além de padronizar os serviços, agilizar o atendimento e o serviço interno. Os processos dos consumidores poderão ser acompanhados via internet.
O Procon também vai participar do Cadastro Nacional de Reclamações (CNR), que permite listar as empresas campeãs em queixas dos consumidores. É como um serviço de proteção ao consumidor, onde as pessoas vão consultar o CNR e saber se as empresas prestam atendimento com qualidade, diz Wiliam Douglas de Souza Brito, superintendente do órgão.
O novo sistema começará a funcionar em abril, depois do treinamento dos 72 funcionários do Procon.
De acordo com o superintendente, diariamente são atendidos 54 consumidores e instaurados cerca de 1.040 processos por mês. Os serviços campeões em reclamações são: telefonia, energia elétrica, água e bancos. Wiliam diz ainda que 60% dos casos são resolvidos mediante acordo.
Lucinéia Ramos