Geral

Presidente do Flamengo teme falência do clube

Por Agência Câmara  em 18 de fevereiro de 2004 - 15:29

A bancada de deputados do Rio de Janeiro reuniu-se hoje com o presidente do Flamengo, Márcio Braga, que representou os quatro maiores clubes do Brasil: Corínthians, São Paulo, Vasco e o próprio Flamengo na discussão de soluções para a crise financeira dos clubes de futebol.
Ele lamentou a ação civil, movida pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, que vem impedindo a renovação do patrocínio da Petrobras ao Flamengo após vinte anos de parceria. Para ele, essa decisão pode levar o clube à falência - e outros clubes vivem situação semelhante. "Sem receber recursos dos nossos patrocinadores, não podemos pagar o que devemos. Vamos ficar insolventes, ser executados e entrar em processo de dissolução", previu o presidente do Flamengo.

MEDIDA PROVISÓRIA
Várias propostas de refinanciamento das dívidas dos clubes foram discutidas. A deputada Laura Carneiro (PFL) propôs um refinanciamento por medida provisória. Para ela, a crise de um grande clube de futebol do Rio de Janeiro pode afetar economicamente todo o estado. "O desporto é uma área em que o Rio está crescendo, em razão dos próximos Jogos Panamericanos. Se neste momento um dos quatro grandes clubes do nosso estado sofre esse baque, fica difícil até a preparação para os Panamericanos", disse Laura Carneiro.

NOVO ESTILO
O deputado Chico Alencar (PT) ressaltou que qualquer refinanciamento deve ser acompanhado de um novo estilo de administração nos clubes. "Não pode continuar a sonegação nem a inadimplência. O presidente do Flamengo representa a nova consciência do esporte no Brasil. Ele não quer anistia, quer pagar e ganhar fôlego para isso", comentou o deputado.
O presidente do Flamengo informou à bancada que a dívida do clube, entre débitos com o INSS, trabalhistas e com fornecedores, gira em torno de R$ 200 milhões.



Reportagem - Beto Rosemberg
Edição - Luiz Claudio Pinheiro