Geral

Pessoas com mais de 50 anos são 7,8% dos casos de Aids

Por Fernanda Mathias / Campo Grande News  em 23 de novembro de 2004 - 12:42

As pessoas com mais de 50 anos de idade representam 7,8% dos casos de Aids registrados no País e também na média de Mato Grosso do Sul, segundo a secretaria estadual de Saúde.
No Estado, os casos registrados no período de 1984 a agosto de 2004, é de 2.971. Destes, 214 são de pessoas acima de 50 anos, sendo 154 homens e 60 mulheres. Em 2004, somente até o mês de agosto, foram notificados 08 casos nesta faixa etária, sendo, 3 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. A coordenadora nacional do Programa do Idoso, do Ministério da Saúde, Neidil Espínola da Costa, observa que a nova geração de idosos dispõe recursos que prolongam a expectativa de vida, e conseqüentemente, melhora também o seu desempenho sexual, como por exemplo: tratamentos hormonais, próteses, medicamentos como Viagra e outros avanços da medicina.
Esses avanços, nem sempre estão sendo acompanhados de informações sobre o exercício da sexualidade saudável de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, e principalmente ao HIV/Aids, podendo com isso, contribuir para o aumento da vulnerabilidade desta população à infecção por estas doenças.
Na avaliação de Vera Ramos, da Coordenação Estadual de DST/Aids, é indispensável investir em campanhas a toda população rumo a uma mudança cultural.