Geral

Pesquisa Ibope para governo de MS

Por Jorge Almoas, Campo Grande News  em 30 de setembro de 2010 - 20:40

Nova pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira sobre a corrida eleitoral ao governo do Estado aponta vitória já no primeiro turno de André Puccinelli (PMDB), da coligação Amor, Trabalho e Fé, com 51% dos votos.

O candidato Zeca do PT, da coligação A Força do Povo, tem 38% e Nei Braga (PSOL) aparece com 2% das respostas.

O levantamento ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. Os eleitores que votariam em branco ou anulariam somam 5% e outros 4% figuram como indecisos.

Se considerados apenas os votos válidos – excluindo brancos e nulos, André tem 56%, Zeca está com 41% e Nei Braga com 3%.

Zeca do PT perdeu três pontos desde a ultima pesquisa, divulgada em 24 de setembro. Puccinelli e Nei Braga permaneceram estáveis.

Com isso, a vantagem de André subiu de 10 para 13 pontos percentuais. Indecisos cresceram um ponto percentual, enquanto os votos brancos e nulos aumentaram em dois pontos percentuais.

Para 56% dos eleitores, mesmo aqueles que não votariam em Puccinelli, estão convencidos que o atual governador será reeleito. Outros 26% acreditam na vitória do candidato petista.

Ao todo, 71% dos entrevistados disseram que já fizeram a escolha definitiva e não mudarão de jeito nenhum seu candidato ao governo do Estado.

Presidência – A pesquisa Ibope aponta 48% das intenções de voto para a candidata petista Dilma Roussef em Mato Grosso do Sul. O principal adversário, José Serra (PSDB) aparece com 33% e Marina Silva (PV) com 14%. Os demais candidatos não pontuaram.

Indecisos somam 3%, e eleitores que votarão em branco ou nulo são 2%. A pesquisa do Ibope foi registrada no TRE/MS sob protocolo 42653/2010 e no TSE sob número 33350/2010. Foram realizadas 812 entrevistas em 33 municípios, entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro e de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.