Geral

Para MNP, boicote a frigoríficos divide pecuaristas

Por Aline Rocha e Graciliano Rocha/Campo Grande News  em 14 de março de 2005 - 16:56

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul estão divididos quanto ao boicote contra os frigoríficos para alcançar melhores preços. A conclusão é do presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores) em Mato Grosso do Sul, João Bosco Leal, que apresentou os dados de uma pesquisa feita pela entidade junto a pecuaristas do Estado. Ao todo, foram ouvidos 100 fazendeiros de diversas regiões do estado, durante três reuniões em Campo Grande este ano.
Segundo ele, dos 100 pecuaristas que responderam ao questionário, 52 se manifestaram contrariamente a suspender o fornecimento de bois aos frigoríficos, mas apóia uma redução da oferta. Dos 100, sessenta concordam que as indústrias devam ser denunciadas às autoridades por formação de cartel.
Embora possam ser levantadas dúvidas metodológicas sobre a validade da estatística produzida pelo MNP, as conclusões indicam claramente que a classe não está tão coesa em torno das propostas de pressão apresentadas pelas lideranças ruralistas durante o encontro na semana passada.
Os números foram apresentados por Bosco Leal durante entrevista na tarde desta segunda-feira, no Sindicato Rural de Campo Grande.