Geral

Para Funasa, desnutrição indígena em Dourados diminiuiu

Por Aline dos Santos / Campo Grande News  em 06 de abril de 2005 - 15:34

Está acontecendo uma diminuição da desnutrição nas aldeias em Dourados, no Mato Grosso do Sul, de acordo com o diagnóstico do coordenador técnico das ações da Funasa, Antônio Fernandes Costa. "Além do trabalho rotineiro da força-tarefa, estamos trabalhando com duas equipes em cada aldeia para buscar os pacientes em estado de risco nutricional ou moderado. Há ainda uma equipe de busca para fazer o acompanhamento alimentar das crianças. Precisamos agora é capacitar mais ainda as cidades das regiões que fazem fronteira com o Paraguai, onde o fluxo de índios que entram no Brasil foge do nosso controle. Não há um tratamento adequado naquele país", salientou. Costa deu entrevista hoje, dia 6, à Rádio Nacional AM.
A Funasa apresentou o diagnóstico das mortes de duas crianças indígenas como sendo por leishmaniose. Segundo o coordenador, são de pacientes da região de Antonio João, na fronteira do Brasil com o Paraguai. "Nós já temos o controle total da situação. Esses óbitos que vêm ocorrendo são de pacientes que estavam internados no mês de fevereiro. Tivemos apenas dois pacientes associados à desnutrição. Já associados à pneumonia ou diarréia são 16 pacientes, inclusive com patologias congênitas. Devido ao volume de doenças associadas e à fragilidade ambiental em que vivem, esses pacientes acabam morrendo. O fato novo foi o aparecimento de dois óbitos pela causa da leishmaniose", disse.
Segundo o coordenador da operação emergencial da Funasa em Mato Grosso do Sul, os índios vivem em condições desfavoráveis. Com informações da Agência Brasil.