Geral

OAB/MS decide só no domingo se cancela 2ª prova do exame

Por Campo Grande News  em 03 de março de 2010 - 19:44


Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte, a correção das provas permanece suspensa até que a PF apresente o resultado da operação

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul) deve decidir apenas no domingo (7) se cancelará ou manterá a correção das provas da segunda fase do exame nacional, aplicado no último domingo.

Por enquanto, de acordo com o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte, a correção das provas da segunda fase do exame permanece suspensa, até que a Polícia Federal, que investiga suspeita de fraude descoberta em Osasco (SP), apresente o resultado da operação. Se apurada a fraude, com vazamento das questões, a segunda fase do exame será cancelada em todo o País. “Não pode haver dúvidas”, afirma.

“A OAB não tem receio e é a maior interessada. Por enquanto não há prejuízo algum. Queremos preservar os candidatos que chegaram até a segunda fase. Em casos como este, a postura é esta mesma: suspensão dos procedimentos para verificação. Na dúvida, a cautela”, explicou Alexandre Bastos, presidente da Comissão de Exame da Ordem.

O resultado das investigações será divulgado pela Polícia Federal no próximo domingo, durante reunião no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Com o caso em mãos, a OAB decidirá se mantém a correção das provas ou se cancela a segunda fase. A decisão se estende a todas as seccionais, já que uma mesma prova é aplicada em todo o Brasil pela mesma empresa, a Cesp/Unb (Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília).

“Existe uma empresa contratada por todas as seccionais para que todo o processo seja o mais impessoal possível. Porém, sabemos que esta tentativa de cola descoberta em Osasco é algo localizado, que não coloca sob suspeita a realização do exame no Estado”, explica Leonardo Duarte.

Em Mato Grosso do Sul 1528 candidatos se inscreveram para as provas da primeira fase, sendo que 1491 estiveram presentes. Desse total, apenas 342 passaram para a segunda fase e realizaram a prova no domingo, índice de aprovação de 23%. As provas foram realizadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

A cola – Fiscais da Cesp/Unb flagraram em Osasco um candidato iria realizar a prova com um livro de consulta com anotações. O candidato foi eliminado do processo.

A consulta em livros de legislação “seca” – sem comentários – é permitida, mas sem qualquer tipo de anotação ou cola. Entre as anotações estavam comentários sobre questões do Direito Penal que seriam aplicadas na prova.