Geral

Novas informações sobre o caso suspeito de Coronavírus em Paranaíba

Por Redação  em 11 de março de 2020 - 14:05

Novas informações sobre o caso suspeito de Coronavírus em Paranaíba

A Secretária de Saúde de Paranaíba, Débora Queiroz, informou no início da tarde de hoje para o Cassilândia Notícias que o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (LACEM/MS) enviou os resultados dos exames do italiano que está em Aparecida do Taboado em isolamento domiciliar, tendo dado negativo para Influenza B, H1N1 e H3N2.

Entretanto, ainda não é possível afirmar se o paciente italiano está ou não com Coronavírus. Isto porque, conforme explicou a Secretária de Saúde à reportagem do Cassilândia Notícias, existem 21 (vinte e um) tipos de vírus que causam síndrome respiratória (incluído aí o COVID-19), porém o LACEM/MS só está habilitado para pesquisar 8 (oito) tipos de vírus.

Secretária de Saúde de Paranaíba, Débora Queiroz
Secretária de Saúde de Paranaíba, Débora Queiroz

O material já foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz (em São Paulo), onde será feito testes em relação aos demais vírus, inclusive o COVID-19. Houve a solicitação de prioridade, por se tratar de síndrome respiratória porém, ante ao grande número de exames que estão sendo requisitados e a pequena quantidade de laboratórios habilitados (apenas quatro no Brasil), o resultado está previsto para sair em 07 (sete) dias.