Geral

Nota de esclarecimento à população de Guia Lopes da Laguna

Promotoria de Guia Lopes da Laguna emitiu nota pública para os moradores da cidade.

Por Ministério Público de MS  em 13 de maio de 2020 - 13:30

Nota de esclarecimento à população de Guia Lopes da Laguna

Diante do alarmante aumento dos casos da COVID-19 no Município de Guia Lopes da Laguna, distante 230 km de Campo Grande, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, cumprindo o dever da transparência, emite nota pública para informar e alertar à população que o sistema de saúde local e regional não está preparado para enfrentar a pandemia.

O Município de Guia Lopes da Laguna não possui respirador e tão pouco UTI para casos da COVID-19. A cidade de Jardim, cerca de 30 km de distância de Guia Lopes da Laguna, conta com apenas 1 respirador e não tem UTI para casos confirmados da COVID-19 que venham a precisar. A Polícia Civil e a Polícia Militar irão intensificar o cumprimento do Decreto Municipal por parte da população.

Em nota, o Promotor de Justiça afirma ainda que quem descumprir o Decreto Municipal estará praticando o crime do artigo 268 do Código Penal, cuja pena é detenção de 1 mês a 1 ano. Por fim, pessoas confirmadas e com suspeitas do novo coronavírus e que não estão cumprindo as recomendações de isolamento social determinadas pela Secretaria de Saúde poderão incorrer no crime previsto no artigo 267 do Código Penal, cuja pena é reclusão de 10 a 15 anos, e a prisão já pode ocorrer em flagrante delito.

Diante desses fatos, o Ministério Público alerta e conclama à população de Guia Lopes da Laguna que intensifique as medidas de prevenção.