Geral

Mundo Fitness: dores nas costas durante a corrida

Mundo Fitness

Por Gazeta Esportiva  em 24 de abril de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: dores nas costas durante a corrida

A corrida de rua, assim como os esportes ao ar livre, tem ganhado muitos adeptos. O seu fator estimulante de superação pessoal faz com que muitos praticantes se empenhem e se dediquem muito aos treinos, e que na maioria das vezes possui um grande volume de esforço físico e muscular.

Ainda assim, grande parte dos praticantes de corrida não se queixa de dores nos joelhos nem em outra articulação dos membros inferiores; a queixa é de dores costas. Estas podem aparecer por diversos motivos, sendo o principal relacionado à alteração postural.

Não é raro observar casos de praticantes dessa atividade física que possuem desvios na coluna (escoliose, hiperlordose, hipercifose, retificações), o que faz aumentar as chances de dor. Elas podem ser unilaterais (apenas em um lado, direito ou esquerdo) devido à má postura no trabalho e/ou má adequação postural durante a adolescência.

Para evitar que essas dores paralisem seus treinos ou até mesmo a prática dos exercícios é imprescindível que, antes de iniciá-la, passe pela avaliação prévia de um profissional devidamente qualificado para análise de possíveis desvios e exercícios que possam minimizar tais posturas e amenizar o surgimento de dores e lesões futuras.

O corpo humano é a máquina mais complexa que existe e, como tal, possui um “prazo” de validade de todas as suas estruturas. Para que uma delas não sofra com desgastes excessivos, é essencial seguir a premissa “prevenir é melhor que remediar”.

Faça a manutenção dessas estruturas com exercícios preventivos e aproveite ao máximo a sua prática. Também procure sempre a orientação de profissionais devidamente qualificados para lhe orientar em sua pratica e seja feliz, celebre a sua saúde através do movimento e das endorfinas produzidas por esses movimentos!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.