Geral

Mulher com sintomas de dengue morre na Capital

Por Nadyenka Castro - Campo Grande News  em 27 de março de 2007 - 14:40

A dengue pode ter feito mais uma vítima em Mato Grosso do Sul. Apresentando sintomas da doença desde a semana passada, Silésia Mari Müller, 59 anos, morreu nesta segunda-feira no Hospital Miguel Couto, em Campo Grande.

Silésia morava em São Gabriel do Oeste, cidade que fica a 149 quilômetros da Capital, de onde veio transferida no domingo pela manhã já em estado grave. De acordo com o médico e diretor do Hospital São Francisco, Osvaldo Góes Figueiredo, ela e o marido foram internados com febre e vômitos no dia 19, sendo liberados no dia 21.

No dia seguinte, Silésia retornou e foi novamente internada. O marido não apresentou complicações. Segundo Osvaldo, ela estava consciente e andava normalmente, mas com baixo número de leucócitos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue, situação apresentada normalmente por pessoas com dengue.


No sábado o quadro dela complicou e foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e no dia seguinte seguiu para Campo Grande, onde morreu. Não foi feito o exame que confirma a doença porque não houve tempo hábil. Conforme o médico, o exame é recomendado ser feito de oito a 10 dias após apresentação dos sintomas, pois se for realizado nos primeiros dias, não é diagnosticado.

Porém ela apresentava todos os sintomas clínicos e redução de leucócitos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue, constatados através dos hemogramas realizados diariamente. No Hospital Miguel Couto, consta que ela morreu devido a redução da circulação de sangue e infecção generalizada por causa indeterminada.

Antes de apresentar os sintomas da dengue, Silésia tomava medicamentos devido o lupus, doença grave que afeta o sistema imunológico. O secretário de saúde de São Gabriel do Oeste, Frederico Marcondes Neto, disse que caso venha se confirmar que ela teve dengue, a doença pode ter se agravado devido ao lupus. Ele aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o exame dos órgãos, que deve ficar pronto em 30 dias. Silésia será enterrada em Florianópolis.

O secretário informou que desde o início do ano já foram notificados 180 casos de dengue no município, sendo que 100 confirmados. Diversas ações de combate à doença têm sido realizadas. O diretor do hospital São Francisco disse que em 2006 não houveram internações por conta da dengue, situação bem diferente da já registrada neste ano. “Este ano tem aparecido muitos casos”.