Geral

MS fica em 2º lugar no ranking do desempenho fiscal entre estados

Estado ficou atrás apenas de Pernambuco e superou estados como São Paulo e Minas Gerais.

Por Campo Grande News  em 24 de novembro de 2021 - 13:00

Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar no Ranking Estadual que mede a qualidade dos dados fiscais e contábeis das 27 Unidades da Federação. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia, o Estado ficou atrás apenas de Pernambuco.

Essa métrica do Tesouro busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). Mato Grosso do Sul recebeu nota 91,47. Pernambuco lidera com 92,6.

O Estado superou as maiores unidades da Federação. O Rio de Janeiro está na 19ª posição, com nota 81,98. Minas Gerais aparece na 23ª posição, com 74,05; seguido de São Paulo, com 71,83.

O ranking é formado após a análise de quatro dimensões de dados. Previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o Siconfi reúne dados fiscais que detalham a execução orçamentária dos estados e Distrito Federal.

O Tesouro utiliza a mesma data de corte do BSPN (Balanço do Setor Público Nacional). A previsão legal do BSPN estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas. Com o objetivo de obter informações cada vez melhores para a consolidação, a mesma data de corte estabelecida para o BSPN foi definida como marco para a aplicação das verificações do Ranking.