Geral

Morre aos 76 anos o senador Jefferson Péres

em 23 de maio de 2008 - 09:14

Morreu hoje em Manaus aos 76 anos o senador amazonense Jefferson Péres (PDT). Ele sofreu um infarto fulminante em sua casa. A família confirmou a morte, que ocorreu por volta das 6h.

De acordo com o integrande dos diretórios amazonense e nacional do partido, Stoner Machado, que estava na casa do senador, a morte foi inesperada. "Pegou todos nós de supresa. Estamos todos meio sem saber o que fazer", disse Machado.

O corpo do senador será velado em Manaus ainda nesta sexta-feira, segundo o integrante do diretório do PDT, mas o local ainda não foi definido.

José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu em Manaus em 19 de março de 1932 e foi professor e político. Considerado uma referência ética no Senado Federal, ele cumpria o segundo mandato pelo PDT do Amazonas e era líder da agremiação no Senado. Ele estava no partido desde 1999 e integrou também os quadros do PSDB.

Era formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ser político, foi professor de economia na Universidade Federal do Amazonas.

Foi eleito em 1988 para seu primeiro cargo público, de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Seu mandato terminaria em 2011.

Também foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal.

Com informações da Reuters.