Geral

Ministra diz que combustíveis não serão reajustados

Por Carolina Pimentel/ABr  em 12 de maio de 2004 - 09:09

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, informou que o governo não pretende ajustar os preços dos combustíveis devido a alta do petróleo no mercado internacional. Nos Estados Unidos, o barril de petróleo fechou o dia custando mais de US$ 40.

Segunda a ministra, o país não pode estremecer a cada oscilação do mercado externo. “Não é viável ajustar preços. Você tem que primeiro ver se mudou de patamar ou não. Isso serve tanto para a baixa quanto para a alta”, explica a ministra.

Dilma Rousseff disse que o petróleo sofre muita especulação e o mercado toma decisões imprevisíveis. Como exemplo, a ministra cita o fato de ninguém ter previsto que a Arábia Saudita aumentaria sua cota no mercado.

A ministra afirmou que a decisão de não fazer ajustes dos preços por causa das oscilações do petróleo é reforçada pelo bom desempenho da Petrobras. “Até que não haja modificação sensível na característica, no patamar de preços, nós não iremos proceder a nenhum ajuste. Não tem data marcada para revisão porque ninguém tem bola de cristal”, afirmou.