Geral

Ministra confirma vinda a MS

Por Gislaine Balbinot - Sem  em 27 de outubro de 2003 - 06:49

A Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de novembro em Campo Grande e contará com a presença da Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva. A Ministra confirmou que comparecerá ao evento durante reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcio Portocarrero, realizada hoje à tarde. O Secretário também convidou os ministros José Dirceu (Casa Civil), Guido Mantega (Planejamento) e Antonio Palocci Filho (Fazenda).

A Conferência Estadual irá definir as políticas de conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ideais para Mato Grosso do Sul, que serão apresentadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), marcada para os dias 29, 30 e 31 de novembro, em Brasília. Desta forma o Estado terá que eleger 50 delegados que irão representar Mato Grosso do Sul.

Os temas definidos para serem tratados na Conferência são considerados estratégicos para a gestão ambiental do país. E foram elaborados considerando sua transversalidade com produção e consumo sustentáveis, educação ambiental, legislação pertinente, relações globais, inclusão social e indicadores de sustentabilidade, são eles: biodiversidade e espaços territoriais protegidos; agricultura, recursos pesqueiros e silvicultura; infra-estrutura (transporte e energia); meio ambiente urbano e mudanças climáticas.


A preparação para a Conferência

A Conferência Estadual de Meio Ambiente é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a parceria de mais 72 entidades. A preparação do evento começou com a formação da comissão organizadora que trabalhou durante quatro meses na formulação do regimento interno.

O lançamento da Conferência foi realizado no último dia 11 de setembro no Centro de Convenções Ruben Gil De Camillo, quando foi assinado o termo de compromisso dos municípios. A partir desta data a coordenação prestou assessoria a todas as prefeituras para que cada município realizasse os encontros locais. O resultado foi que os 77 municípios promoveram os encontros dentro do prazo estipulado pela coordenação estadual.