Geral

Ministério da Educação mantém o Fies

Por Agência Brasil  em 02 de abril de 2004 - 10:13

O Ministério da Educação informa que o programa de Financiamento Estudantil (Fies) está mantido e seu orçamento para este ano é de aproximadamente R$ 900 milhões. A liberação dos recursos será feita no segundo semestre, como ocorreu no ano passado. Atualmente, o programa beneficia 178.124 alunos em todo o País.

No entanto, o Ministério considera que o Financiamento Estudantil não é a melhor solução para possibilitar e aumentar o acesso ao ensino superior. O Fies é um sistema de crédito educativo em que o estudante paga 30% do valor da mensalidade de instituições particulares e os 70% restantes são financiados, com juros de 9% ao ano, para quitação depois da formatura.

O Fies só dispõe de recursos para atender a 26% dos interessados e o Ministério da Educação está propondo, como alternativa, o programa Universidade para Todos, que permitirá o ingresso de jovens em vagas ociosas das universidades privadas, por meio da concessão de bolsas de estudo. As instituições de ensino superior associadas a este programa terão a isenção de pagamento de alguns tributos federais.

Após a implantação do Universidade para Todos, e na medida em que houver expansão no número dessas vagas, os recursos destinados ao Fies poderão ser realocados para investimento nas universidades públicas federais.

As informações são do Ministério da Educação