Geral

Minha pele está coçando. A gravidez provoca isso?

Por BabyCenter Brasil  em 20 de fevereiro de 2016 - 09:00

É comum que apareçam coceiras e irritações que vêm e vão durante a gravidez, sem nenhuma causa aparente. O aumento nos níveis de hormônio deixa sua pele mais sensível a substâncias que normalmente não a afetariam. Você pode, por exemplo, ficar sensível ao cloro da piscina, ou a algum produto de limpeza.

A candidíase, que causa coceira na vagina (e as hemorróidas, que podem provocar coceira na região anal), também ocorre com mais frequência na gravidez.

Em algumas mulheres, o óleo de amêndoa pode causar coceira, por isso se estiver usando dê um intervalo para ver se o problema melhora.

Use roupas larguinhas, leves e de algodão, para evitar que a pele transpire. Converse com seu médico sobre como tratar a candidíase e as hemorróidas. Em outras áreas do corpo, loções à base de calamina ajudam a aliviar a coceira, mas é melhor pedir uma indicação ao ginecologista, porque elas podem ter outros ingredientes não recomendáveis a grávidas. Se a irritação for persistente, não deixe de mencioná-la ao médico.

Por outro lado, procure ajuda médica imediatamente se começar a sentir uma coceira incontrolável em todo o corpo. Esse sintoma pode indicar um problema raro de fígado que acontece durante a gravidez, e que em alguns casos pode causar parto prematuro.