Geral

Mineiros soterrados comemoram independência do Chile

Por Agência Brasil  em 19 de setembro de 2010 - 18:39

Brasília - Os 33 trabalhadores que estão presos em uma mina no Norte do Chile desde o dia 5 de agosto comemoraram nesse sábado (18) os 200 anos da independência do país. As informações são da BBC Brasil. Está prevista para hoje (19) uma visita do presidente do país, Sebastián Piñera, à região da mina.

Um cardápio especial para comemorar o bicentenário da independência foi enviado aos trabalhadores por meio da tubulação que faz a comunicação entre a mina e o exterior. As equipes de resgate enviaram empanadas, salgados típicos chilenos.

Do lado de fora da mina, cerca de 150 parentes dos trabalhadores também comemoraram a data cantando o hino e hasteando uma bandeira.

Na sexta-feira (17), uma das perfuradoras usadas nos trabalhos de resgate conseguiu alcançar a galeria onde estão os soterrados. A máquina chegou a pouco mais de 630 metros de profundidade, perfurando um túnel de cerca de 30 centímetros de diâmetro.

Serão necessárias mais algumas semanas, no entanto, para que o túnel seja perfurado novamente até que alcance os 70 centímetros de diâmetro para que os mineiros possam ser resgatados.

Edição: Graça Adjuto