Geral

Melhor jogador da final, Cássio foi decisivo no gol do Corinthians

Por FPF  em 16 de dezembro de 2012 - 10:52

Eleito o melhor jogador da decisão do Mundial de Clubes, quando o Corinthians venceu o Chelsea em Yokohama por 1 a 0 com gol do peruano Guerrero, o goleiro Cássio pode ser considerado um dos principais responsáveis por essa conquista não só pela atuação neste jogo histórico, mas sim por tudo que fez desde que assumiu a meta alvinegra.

Gaúcho de Veranópolis, aos 25 anos, o grandalhão Cássio chegou ao time do Parque São Jorge em 2012 vindo do PSV da Holanda que o contratou ainda em 2007, após observá-lo na categoria de base do Grêmio e da Seleção Brasileira. Após passar o Paulistão no banco, Cássio foi alçado ao time titular pelas seguidas falhas de Júlio César e poucos poderiam imaginar que seria tão importante na equipe de Tite.

O primeiro lance protagonizado pelo goleiro e que vai ficar eternamente na memória do torcedor corintiano aconteceu ainda na Libertadores da América, contra o Vasco da Gama. Com o jogo já perto do fim, o meia Diego Souza aproveitou rebote de um escanteio e apareceu livre na entrada da área. Habilidoso, o carioca escolheu o canto esquerdo para bater e viu, junto com um estupefato Pacaembu, o goleiro se esticar, tocando de leve na bola e evitando a abertura do placar.

Na Vila Belmiro, após Emerson abrir o placar na primeira etapa, o Santos pressionou o Corinthians e obrigou o goleiro a trabalhar bastante. Arouca, Durval e Juan, num bom chute de dentro da área, deram dificultaram a vida do arqueiro alvinegro, que minimizou todas as oportunidades com defesas impecáveis e garantindo a vitória fora de casa no primeiro jogo da semifinal do torneio continental.

No entanto, nenhuma dessas atuações podem ser comparadas ao que fez Cássio neste 16 de dezembro de 2012 em terras nipônicas. O goleiro corintiano fez no mínimo três defesas incríveis, sendo que a primeira e a última foram à queima-roupa e em momentos delicados do confronto: uma logo no início da partida e outra já nos minutos finais.

Outro brasileiro, o zagueiro David Luiz foi quem ficou com a bola de prata da partida e o autor do gol, o peruano Guerrero, ficou com a bola de bronze.