Geral

Mais 313 brasileiros escaparam do Líbano

Por Juliana Andrade/ABr  em 05 de agosto de 2006 - 15:53

Mesmo com a destruição de um trecho da estrada mais usada para se fugir do Líbano, bombardeada ontem (4) pelo exército israelense, dois comboios com 313 brasileiros ao todo conseguiram sair hoje do território libanês. A informação é do coordenador do apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vieira Vargas.

“Não obstante o fato de haver sido bombardeada a rodovia que estava integralmente sendo usada no início, a rodovia costeira, que liga Beirute ao norte do Líbano, foi possível fazer a viagem sem qualquer incidente”, disse Vargas em entrevista coletiva.

De acordo com o embaixador, a retirada dos brasileiros foi possível porque os ônibus usaram uma estrada paralela até terem condições de retomar a principal, que não foi totalmente destruída. Além dos ônibus, um carro da embaixada brasileira no Líbano fez parte de um dos comboios, transportando uma passageira com filhos pequenos, entre eles um recém-nascido, informou o embaixador.

Segundo ele, um comboio com 147 pessoas saiu do Vale do Bekaa, no leste do país, e o outro, com 166, de Beirute, ambos com destino a Adana, na Turquia. “De lá, tomarão o vôo para o Brasil”. Vargas informou que os brasileiros já se encontram fora da zona de conflito, na Síria, de onde seguirão para a Turquia.