Geral

Maioria dos beneficiários perde o Bolsa Universitária

Por Campo Grande News/Sandra Luz  em 24 de janeiro de 2007 - 17:22

Mais da metade dos estudantes atendidos pelo programa Bolsa Universitária, mantido pelo governo de Mato Grosso do Sul, estão inaptos a receberem o benefício. Conforme a Setass (Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária), somente 443 dos 1.040 estudantes continuaram a receber a bolsa. Os demais, 597, que representa 57,4% dos atendidos, terão o benefício cancelado.

No dia 26, sexta-feira, será divulgada a lista dos contemplados. Para fazer a avaliação dos estudantes, a Setass utilizou somente critérios acadêmicos e não econômicos. A análise considerou as fichas dos acadêmicos encaminhados pelas universidades. Dessa forma, foi observado que o estudante atendido deveria estar no mínimo no quarto semestre, ter 90% de freqüência no último semestre como bolsista, não ter sido reprovado no semestre anterior e não possuir três dependências desde o início do curso.

A secretária de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária informou por meio da assessoria de imprensa que alguns beneficiários iniciaram os estudos somente em fevereiro de 2007. Quanto à situação econômica, a secretária informa que no ato da matrícula, o aluno bolsista terá que assinar uma declaração em que se responsabiliza civil e criminalmente pelos dados apresentados.

Tânia Garib disse que não há como avaliar, neste momento os dados econômicos com os acadêmicos. As exigências sociais do programa incluem renda per capita menor que dois salários mínimos por família, morar há dois anos no Estado, não ter outro membro da família participante do programa e não ter outro curso superior.

A Setass está encaminhando ofício às universidades informando a relação de acadêmicos habilitados no Bolsa Universitária para que seja efetuada a matrícula. A reportagem procurou a secretária Tânia Garib para falar sobre o assunto, mas a informação é de que a mesma está em audiência com o governador André Puccinelli (PMDB).