Geral

Luizinho quer proibir prática de 'bungee jump' no MS

Por Aline Avancini  em 03 de agosto de 2005 - 08:50

O deputado estadual Luizinho Tenório (PL) apresentou o projeto de lei, durante a sessão de hoje na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sugerindo a proibição da prática do esporte conhecido como "bungee jump" – no qual pessoas lançam-se de locais como prédios e pontes, suspensos apenas por uma corda elástica. Em função do último acidente envolvendo essa prática esportiva – ocorrido no dia 3 deste mês e que vitimou a estudante de direito de Minas Gerais, Letícia Santarém Amaro Rodrigues, de apenas 20 anos, – além dos demais casos trágicos registrados nos últimos anos em todo o País, o parlamentar propôs projeto de lei para coibir a prática do "bungee jump" no Estado.

Letícia, em companhia de seu pai e de diversos jovens, decidiu ser a primeira a pular de um pontilhão entre as cidades mineiras de Araguari e Uberlândia. No entanto, a corda elástica acabou rompendo, fazendo com que a estudante caísse de uma altura aproximada de 50 metros. O caso comoveu todo o País, uma vez que o "bungee jump" ainda não é um esporte reconhecido oficialmente, mas apesar disso atrai a atenção de milhares de jovens que o consideram "radical".

De acordo com o deputado, caso o projeto de lei seja aprovado, ficará proibido a prática de qualquer esporte que use pontes, viadutos, edifícios, guindastes, balões dirigíveis, ou quaisquer elevações, em que uma pessoa fique amarrada por cordas elásticas ou não.

O aumento dos números de acidentes ocasionados pela prática deste tipo de esporte preocupou o deputado. "Não há nenhum tipo de regulamentação deste esporte, e sua regulação pouco adiantaria para evitar que tantas vidas sejam ceifadas uma vez que a ruptura da corda elástica resulta em mais uma morte", ponderou Luizinho.