Geral

Leite de cabra substitui refrigerante em merenda escolar

Por Valéria Amaral/ABr  em 23 de maio de 2006 - 07:00

A merenda escolar de 56 mil crianças da rede pública da Paraíba está mais nutritiva. Há seis meses, o estado resolveu trocar o refrigerante por leite e iogurte de cabra produzidos na região. Cerca de 700 produtores vendem os alimentos às escolas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) na Paraíba, Marçal Cavalcanti, conta que o leite e o iogurte de cabra são distribuídos para 370 escolas do estado. "Nós estamos incluindo os produtores e melhorando a nutrição de crianças e jovens em estado de insegurança alimentar nas escolas", destaca Cavalcanti, que participou hoje da reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), em Brasília,.

Membro do conselho e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Renato Maluf explica que o leite de cabra é uns dos leites mais ricos da cadeia alimentar, só tem menos nutrientes do que o leite materno. Na reunião do Consea, Maluf defendeu a aprovação da Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).

Segundo ele, a sociedade precisa se mobilizar e fazer pressão social no governo. Depois de aprovada, a lei permitirá a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

"A segurança alimentar e nutricional não diz respeito a apenas atenuar a fome e a desnutrição. Diz respeito a todos nós, à forma que todos nós comemos, como a gente produz, os danos que estamos causando à natureza por estar produzindo dessa forma, onde está indo parar a nossa cultura alimentar", lembra Renato Maluf.